A Junta de Freguesia de Moscavide e Portela está a executar a instalação de tanques no âmbito do projeto-piloto para a reutilização da água das Piscinas Municipais da Portela, com o objetivo de evitar o desperdício.
Este projeto-piloto é uma parceria entre a Câmara Municipal de Loures, a GesLoures e a Junta de Freguesia de Moscavide e Portela.
Conta igualmente com o envolvimento do IMVF, no âmbito do projeto People and Planet.
A água recuperada das piscinas será utilizada para a rega de toda a área ajardinada no perímetro circundante às Piscinas Municipais da Portela, bem como para o abastecimento de veículos para lavagens de ruas e regas manuais (e outros usos não potáveis) pela Junta de Freguesia.
O projeto permitirá, assim, a reutilização de cerca de 20m3 de água rejeitada diariamente, o equivalente a 80 mil copos de água, 4 mil descargas de autoclismo ou 800 duches de 5 minutos, constituindo uma boa prática de gestão, designadamente para fazer face ao aumento da frequência e intensidade de períodos de secas e de escassez de água.
Este projeto-piloto será inaugurado no dia 5 de junho no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente.
Serão igualmente proporcionadas visitas guiadas de carácter didático para visualização e educação acerca do circuito da água na Piscina da Portela a partir de dia 5 de junho.