Mensagem do Conselho de Administração
A GesLoures, E.M. é a mais antiga empresa municipal portuguesa. Criada em 1992 pelo Município de Loures, a GesLoures tem como missão de promover o acesso e a frequência de atividades físicas, desportivas e terapêuticas pelo maior número possível de pessoas, nas melhores condições de qualidade e custo.
No dia 18 de janeiro de 2024 tomou posse o novo Conselho de Administração da GesLoures, numa apresentação a todos os trabalhadores da Empresa realizada no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures.
Na presente data, o Conselho de Administração da GesLoures é composto por:
Nuno Vitorino – Presidente do Conselho de Administração;
Maria Carlos Santos – Vogal;
Pedro Castanheira Lopes – Vogal;
A nova composição conta com a presença de dois antigos atletas ligados ao movimento olímpico e paralímpico pela GesLoures, profundos conhecedores das dinâmicas da empresa, e com a continuidade de um vogal do mandato anterior.
Os principais objetivos da nova administração residem na promoção de aulas e atividades, pelo incremento do trabalho na Área Desportiva, pela promoção da Saúde e bem-estar, bem como, pela observância de metas ambientais e energéticas, e assentes numa gestão que vise a inclusão e sustentabilidade.
Todos estes objetivos assentes nas Orientações Estratégicas que o Município de Loures traçou para a GesLoures:
- Participar e cooperar na prossecução da política desportiva e de bem-estar definida pelo Município de Loures.
- Promover as atividades desportivas e os valores do desporto, contribuindo para a aquisição de estilos de vida saudável, combatendo o sedentarismo através do desenvolvimento de atividades físicas, desportivas e terapêuticas.
- Promover a socialização e combater o isolamento, com a implementação de novos programas promotores da inclusão social, integrados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e no programa Nacional do Desporto para Todos.
- Melhorar os acessos de monitorização e gestão das listas de espera, através da criação de novos programas adaptados aos diferentes perfis dos clientes, proporcionando ofertas diferenciadas e ajustadas.
- Assegurar o cumprimento das orientações definidas pela Câmara Municipal de Loures no que respeita à política social, facilitando a participação das várias faixas etárias e classes sociais, nomeadamente as mais vulneráveis, através de critérios específicos definidos.
- Garantir o bom estado de conservação e melhoramento dos equipamentos municipais sob a responsabilidade da GesLoures, investindo nos processos de manutenção e conservação de especificidade diferenciada, bem como nos processos de certificação energética (SCE) e energias renováveis, contribuindo para a melhoria do conforto técnico e eficiência energéticas dos equipamentos.
- Promover os processos de certificação/qualificação dos equipamentos e serviços prestados.
- Rever e aumentar o número de protocolos com instituições, empresas, associações e outras entidades, com o objetivo de divulgar e promover as atividades da GesLoures, ampliando a participação e receita, identificar e potenciar atletas.
- Desenvolver uma gestão rigorosa e transparente que promova a sustentabilidade económica e financeira dos equipamentos e a sua progressiva autonomia
- Realizar contratos – programa com o Município que permitam a utilização dos equipamentos à generalidade da população e do movimento associativo e outras instituições, através de medidas e benefícios específicos que determinem a redução dos preços dos serviços prestados, relativos a atividades de frequência continuada.
Por fim, promover um ambiente geral, inclusivo, participativo, assente em dinâmicas construtivas, tendo como finalidade última contribuir para o crescimento orgânico e sustentado da GesLoures.
Nuno Vitorino, Presidente do Conselho de Administração; Maria Carlos Santos e Pedro Castanheira Lopes, Vogais.